quinta-feira, 12 de novembro de 2009

“Capitalismo selvagem”



Muito se fala hoje que nossa sociedade pratica um capitalismo selvagem. Vamos estabelecer uma comparação entre as primitivas sociedades e a atual.
As sociedades primitivas, antes da Revolução Agrícola que ocorreu por volta de 8000 a.C., eram nômades e praticavam a caça e a coleta. A coleta era exercida pelas mulheres, enquanto a caça, pelos homens. Esses homens deveriam trabalhar em equipe para que a presa não fugisse garantindo assim o sucesso da caçada. Tinham, também de ficar atentos para não permitir que outros grupos humanos roubassem sua caça. Isso nos lembra as empresas atuais, com seus indivíduos, homens e mulheres, trabalhando em conjunto e disputando sua “presa”, o mercado de consumo. Na “primitividade” as pessoas sabiam que o papel que cada uma desempenhava era vital para a sobrevivência do grupo, por isso elas se respeitavam. Atualmente, as pessoas são tomadas por um egoísmo que chaga a torná-las cruéis.
Do ponto de vista da competitividade e do trabalho organizado para um fim comum, a sociedade capitalista atual assemelha-se muito as sociedades da Idade da Pedra Lascada. Agora, um item presente, ”selvageria”, e que muitas vezes não encontramos atualmente, é a consciência ecológica. Os grupos humanos primitivos tinham a noção de que eles precisam da natureza. Eles sabiam que era ela quem os sustentava, prova disso são suas divindades associadas a elementos da natureza. O capitalista contemporâneo, porém esqueceu-se desse detalhe, optando somente em copiar a competitividade e a criatividade desses primeiros homens. Rodeado de tecnologias ele perdeu a noção de que quem o sustenta é a natureza. Hoje não é estranho encontrar crianças que pensam que o leite é produzido nas fabricas. A divindade do mundo moderno passa a ser o bem material.
Perante essa comparação podemos concluir que o homem contemporâneo, em alguns aspectos, muito se assemelha ao homem primitivo. A selvageria do capitalismo atual não quer encontrar barreiras, sejam de caráter ecológico, social ou cultural. O lucro interessa mais que tudo. Penso que o significado pejorativo dado a palavra selvagem seja conseqüência do capitalismo de hoje que esquece a verdadeira essência dela.

Renan do Prado Fernandes
1º Ano de História – 2º Semestre

2 Comentários:

Anônimo disse...

vcs não leem o March Bloch não! Ainda não perceberam que a perspectiva histórica ocidental é voltada pra entender a sociedade capitalista??? Parece papo do PSTU!!!!

Anônimo disse...

Ah!!! não se fala "Pedra Lascada". Fala-se sociedade "Pré Revolução Neolítica"

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |
img src="suaimagem.gif