O Desenvolvimento dos Transportes no Vale do Paraíba
O XXIII Simpósio de História do Vale do Paraíba foi realizado ano contanto com a parceria do IEV ( Instituto de Estudos Valeparaibanos) com o IPHR (Instituto de Pesquisa Histórica Regional), na cidade de Santo Antonio do Pinhal, durante os dia 05 a 08 de agosto. Segundo o presidente executivo do Simpósio o Prof. Cristiano Luiz da Silva “Este ano um dos principais objetivos do evento foi atender dois públicos que seriam os Acadêmicos e o publico geral, para isso acrescentou ao cronograma do evento a participação da Fanfarra Municipal de Santo Antonio do Pinhal, Orquestra dos Pequenos músicos do Santuário Nacional de Aparecida e a Orquestra de Viola de Mauá”.

Mesa de Abertura do Simpósio
E segundo o Prof.. Francisco Sodero Toledo – Presidente do XXIII Simpósio de História o ponto alto deste Simpósio foi o envolvimento dos jovens na organização, na participação e apresentação de trabalhos realizados.
No primeiro dia houve a abertura solene e a presença da Profª. Drª. Maria Januária Vilela Santos, Dr. Edmundo Ferreira da Rocha e o Dr. José Antonio Marcondes, para uma conferência sobre “O Desenvolvimento dos Transportes no Vale do Paraíba”.
O segundo dia o dois temas foram tratados “Transporte e Turismo no Vale do Paraíba”, esse primeiro tema foi exposto pelos palestrantes; Dr. Pedro Paulo Filho, Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt, Prof. Msc. Armindo Boll e Profª. Joice Fernandes com abertura para debates. Em um segundo momento de palestras o tema principal foi o “Circuito Religioso”, conduzido pelo Prof. Cristiano Luiz da Silva e Profª. Rosângela Izabel Teixeira, em seguida o tema das palestras foi Roteiro Estrada Real e Vale Histórico, conduzidos pelo Prof. Msc. Francisco Sodero Toledo e Profª. Ludmila Pena Fuzzi, também com abertura para debates. E na noite deste dia o Simpósio foi engrandecido pela emocionante participação da Orquestra dos Pequenos músicos do Santuário Nacional de Aparecida.

Orquestra dos Pequenos músicos do Santuário Nacional de Aparecida
O terceiro dia foi o da principal marca do Simpósio que são as comunicações dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da região, neste dia ainda houve a institualização do IPHR e a participação da Orquestra de Viola de Mauá.

Prof. Sodero e Dr. Carlos Guilherme Mota
E o enceramento contou com a brilhante participação do Prof. Dr. Carlos Guilherme Mota com o tema: “O Desenvolvimento do Transporte no Vale do Paraíba nos 120 anos da República Brasileira”. E o dia ainda foi fechado com a premiação de comunicações e pôsteres.
E após o encerramento durante assembléia do IEV, houve a votação para definição de sede e tema, como sede para, 2010. Fiicou definido que Taubaté – UNITAU sediará XXIV Simpósio de História com o tema : “Do Sagrado ao Profano: a influencia da festas populares e suas projeções no século XXI”. Este tema foi proposto pelo alunos do curso de licenciatura em história do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – U.E. Lorena. Ainda, por definição da diretoria, tratando-se da emergência em tratar da transposição das águas do Rio Paraíba, ficou definido que será realizado um pré-simpósio no UNISAL – Lorena, no mês de setembro para a discussão e posicionamento sobre o tema.
Texto: Diego Amaro de Almeida
Fotos: Fotógrafa Jenyfer Ramos
Comentários:
Postar um comentário